Entenda por que o Nordeste ainda vai ter chuva intensa

 Desde a última terça-feira (9), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem apresentado uma configuração preocupante no Nordeste, com uma banda dupla de nebulosidade. 

   Volumes chuva de fevereiro impressionam no Nordeste, MG e ES | Climatempo

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, essa condição gera preocupação nos estados litorâneos da região, que já enfrentam um período prolongado de chuvas intensas nos últimos meses. E que devem receber mais água nos próximos dias.

A ZCIT, conforme a definição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ela consiste de uma banda de nuvens que circula todo o globo terrestre na região equatorial.

A formação de uma banda dupla é até comum no Nordeste. No entanto, o que preocupa agora é que há um fator adicional que intensifica as precipitações: as temperaturas acima da média no oceano Atlântico.

Segundo informa a Climatempo, isso tem potencializado ainda mais as chuvas em estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Essa conformação pode gerar pancadas intensas, com consequências como enchentes, deslizamentos de terra e inundações, representando sérios riscos para a população e a infraestrutura local. Propriedades são danificadas, estradas são bloqueadas e comunidades ficam isoladas, aumentando os desafios para autoridades e equipes de resgate.

Registro e persistência das precipitações

Em março, amplas áreas desses estados foram afetadas por fortes chuvas, e abril iniciou-se seguindo essa tendência. Veja os exemplos:

  • Touros (RN) já registrou 164 mm de chuva,
  • Campina Grande: (PB) 90,2 mm,
  • Surubim (PE): 91.8mm,
  • Porto de Pedras (AL): 95,4 mm.

Previsões para os próximos dias no Nordeste

As previsões meteorológicas indicam que a banda dupla da ZCIT continuará influenciando o tempo ao longo desta quinta-feira e nos dias seguintes, mantendo instabilidades na faixa leste do Nordeste. Veja o que esperar na região:

Quinta-feira (11)

Embora o sol deva predominar ao longo do dia, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados, com destaque para Paraíba e Pernambuco, onde as chuvas podem começar já pela manhã.

Sexta-feira (12)

A instabilidade climática persiste, com chuvas em forma de pancadas no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em Alagoas, o tempo será caracterizado por muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol.

Sábado (13)

A previsão é de fortes pancadas à tarde e à noite no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com o sol aparecendo ao longo do dia.

Domingo (14)

A atenção se volta novamente para a condição de muita nebulosidade e chuva, com poucas aberturas de sol em Alagoas e Pernambuco. Para Paraíba e Rio Grande do Norte, a previsão é de pancadas de chuva à tarde, com predomínio de sol ao longo do dia.

Canal Rural

Postar um comentário

0 Comentários