Evolução do trabalho no Brasil



Resultado de imagem para evolução do trabalho no brasil fotosHouve um tempo no Brasil que os proprietários de Terras eram os mandantes também da mão de obra ou seja, eram os donos de gente que trabalhava para enricar os próprios ricos da época, esse  era no período da escravatura...

Passado esse momento com o advento da Lei Áurea em 1889; os ricos do Brasil “herdaram” grandes quantidades de hectares ociosas de terras, os pobres então sem condições mínimas de sobrevivência passaram a morar nesses rincões de “favor”, como não havia salários a pagar em um país sem lei nesse sentido, as pessoas plantavam em propriedades alheias sendo que, a metade da colheita era para o patrão rico quer dizer trabalhava por uma meia “sem sapato”.

Alguns poucos governos anteriores mais precisamente Getúlio Vargas 1930-45/1950-54 e João Goulart 1961-64  além da criação das leis de proteção ao trabalhador também tentaram implantar a reforma agrária no Brasil, sem êxito, o primeiro se suicidou-se e o outro perdeu  o cargo de chefe maior do país, e foi exilado quando ocorreu o golpe Militar.

Pois bem, a penúria dos trabalhadores continua assim até o início da década de 1970 ou menos, foi quando os sofridos trabalhadores começam sua jornada em busca de melhoria de “vida” migrando para as cidades grandes de todo o país, se refugiando os homens na Indústria, comércio, ambulantes etc. e as mulheres em primeiro instantes nas casas das madames, trabalhando  de empregadas domésticas.

Então para finalizar a conversa, nos três últimos governos, que já acharam os trabalhadores brasileiros organizados através da criação de Sindicatos e já exigindo melhorias de trabalho e salariais ou não é verdade? Sendo assim, os Governos Petistas passaram a atender em parte esses pleitos trabalhistas que é de direito! Criando leis de proteção aos trabalhadores entre outros os domésticos como também a valorização dos sem tetos, sem terras, os sem nada...

Pois é isso que os ricos não  querem aceitar que os pobres trabalhadores tenham voz e vez nesse imenso país que é de todos, imagino.

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo         

Postar um comentário

0 Comentários